Integrantes de cultos afros realizaram na manhã deste domingo (27) a II Caminhada Estadual pela Liberdade Religiosa, com o tema “Fé e Resistência”, promovida pelos membros paraenses do Instituto Nacional de Tradição e Cultura Afro-Brasileira (Intecab/Pa)
Cerca de 200 pessoas compuseram a passeata em defesa da liberdade e identidade religiosa, que durou aproximadamente uma hora, com concentração às 9h e partida às 10h da Escadinha da Estação das Docas em destino à Praça da República.
Além de adeptos do movimento umbanda, também estiveram presentes católicos e simpatizantes. Dentre alguns políticos que participaram do evento estava o deputado estadual Edmilson Rodrigues, do PSOL.
Segundo o coordenador, Pai Fábio de Ogum, a Caminhada envolveu não só religião, mas também cidadania, na luta contra a intolerância religiosa.
A liberdade de religião e de opinião é considerada como um direito humano fundamental, incluindo também o livre arbítrio de optar por não seguir nenhuma religião ou mesmo não ter opinião sobre a existência ou não de um Deus.
“Para nós afro-religiosos é um desafio quebrar as barreiras de qualquer preconceito, discriminação ou intolerância”, disse Mametu Kátia Hadad, integrante da diretoria do Intecab/PA.
Fonte: Diário do Pará
Nenhum comentário:
Postar um comentário